Warning: Declaration of ActiveRecord\DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL) should be compatible with DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL, $microseconds = NULL) in /var/www/html/revista.transites.com.br/vendor/php-activerecord/php-activerecord/lib/DateTime.php on line 0
Livros de bonecas

Livros de bonecas

ARTIGO

Livros de bonecas

Existe literatura sobre travestis e transexuais – e nós dizemos onde você pode encontrar

por João Marinho

É impossível negar que completar os estudos ainda seja um grande desafio para as bonecas diante de todo o preconceito de que são vítimas , mas não é apenas o acesso delas aos livros que é problemático. Falta também literatura sobre essas delícias que tanto nos dão alegria. Cientes da dificuldade de achar esse material, trazemos uma seleção com oito bons livros que abordam a temática das travestis e transexuais e/ou de seus fãs, sob diversos aspectos.


Nicola: um romance transgênero
Autor: Danilo Angrimani
Edições GLS, 1999

As Edições GLS são as que mais publicam livros sobre travestis, certamente devido ao fato de que as bonecas, na hora de lutar por seus direitos, associam-se aos movimentos gays. No romance Nicola, Angrimani aborda a fluidez de gêneros e acompanha a transformação de um professor casado que tem uma vida secreta e se traveste. É considerado o primeiro romance a abordar essa temática ficcional.


Transexuais: perguntas e respostas
Autor: Gerald Ramsey
Edições GLS, 1998

Ramsey é psicólogo e tem mais de 20 anos de experiência no acompanhamento de pessoas que trocaram de sexo. Nesse livro, ele reúne as principais dúvidas que ouviu de familiares, amigos, médicos e terapeutas de transexuais ao longo do tempo. Como “recheio”, o livro traz também informações sobre o diagnóstico da transexualidade.


Mudança de sexo: aspectos médicos, psicológicos e jurídicos
Autora: Tereza Rodrigues Vieira
Santos Editora, 1996

A autora tem no currículo os cargos de professora dos cursos de Direito na Unipar e Enfermagem na UniABC e de diretora do Núcleo de Bioética, Biodireito e Sexualidade da OAB/SP.

Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP - Université Paris, Tereza faz uma análise do direito à mudança de sexo partindo de argumentos médicos, psicológicos e sociais. A obra foi escrita a partir da tese de doutoramento da autora e defende que a Justiça não deve intervir no tratamento do médico a um paciente que requer a mudança de sexo.


Corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer
Autora: Guacira Lopes Louro
Autêntica Editora, 2004

Nos dizeres da autora, queer é uma palavra inglesa utilizada para o que é raro, estranho, esquisito e também se aplica aos sujeitos das sexualidades ditas “desviantes”, entre os quais está a travesti. O livro não trata especificamente das bonecas, mas traz informações interessantíssimas para entender seu universo, modo de vida e ambiguidade.


Transexualidade: o corpo em mutação
Autor: Edvaldo Souza Couto
Editora GGB, 1999

Edvaldo Souza aborda a transexualidade a partir da teoria da neurodiscordância de gênero, que relaciona o fenômeno a uma origem neural e biológica. É um livro essencial para quem deseja saber mais sobre o assunto e se informar sobre a cirurgia de troca de sexo.


Damas de paus: o jogo aberto dos travestis no espelho da mulher
Autora: Neuza Maria de Oliveira
CED/UFBA, 1994

A obra da pesquisadora Neuza Maria de Oliveira aborda a prostituição das travestis soteropolitanas. Humana, mas sem perder a objetividade científica, Neuza Maria faz um passeio espetacular pelas ruas de Salvador e retrata as dificuldades e o cotidiano de bonecas que não têm alternativa para sobreviver.


Muito prazer, Roberta Close
Autora: Lucia Rito
Rosa dos Tempos, 1998

Lucia Rito é jornalista, escritora e consultora de marketing. Publicou nove livros, dos quais se destacam as biografias de Chacrinha e da atriz Fernanda Montenegro. Com mais essa biografia, Lucia revela a história de um dos maiores fenômenos midiáticos que o Brasil já produziu: a transexual Roberta Close. Imperdível.


Que farei quando tudo arde?
Autor: António Lobo Antunes
Dom Quixote, 2001

O livro foi publicado em Portugal. Por isso deverá ser um pouco caro adquirir, mas, se você puder, vale a pena. Que farei quando tudo arde? é o 15º romance de Lobo Antunes e, nessa obra, o autor faz ficção sobre um assunto polêmico: Paulo, o personagem-narrador, é filho de uma travesti. O livro é inspirado na vida de Ruth Bryden.


Imagens: divulgação/reprodução


Como tratar uma boneca: 10 dicas para T-Lovers iniciantes

Hoje em dia, muito se comenta sobre os T-Lovers, termo que designa os homens que gostam de travestis e transexuais.

LEIA MAIS

Dicas para sair em segurança e curtir com uma t-girl

Dicas importantes para sair em segurança com uma T-girl e curtir sem dor de cabeça

LEIA MAIS

Passivos com travestis: uma soma de prazer

Fabrício M., 22 anos, e Sergio L., 24 anos (nomes fictícios), têm duas coisas em comum: ambos são fascinados por travestis – e, quando transam com uma, gostam mesmo é de ser passivos.

LEIA MAIS

Operadas

No lugar do pênis, surge uma neovagina - e aí? O que muda nas vidas delas?

LEIA MAIS

Muito sexo alarga o ânus?

Três vezes por dia e muito tesão: transar demais causa problema "lá"?

LEIA MAIS

Copyright © 2013 - TranSites - Termos legais. É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da TranSites.