Warning: Declaration of ActiveRecord\DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL) should be compatible with DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL, $microseconds = NULL) in /var/www/html/revista.transites.com.br/vendor/php-activerecord/php-activerecord/lib/DateTime.php on line 0
O que é ser trans

O que é ser trans

TIRA-TEIMA

Corpo de homem, alma de mulher: o que é ser transexual?

"Eu me considero homossexual e sou assumido apenas para minha família. Tenho o sonho de mudar todo o meu corpo, pois é muito complicado ter uma mente toda feminina e viver em um corpo masculino. Sinto como se não tivesse identidade. Já quis acabar com toda essa história, mas sou a favor da vida". (M.S.S., Americana/SP)

por João Marinho

Olá, M. O que seu e-mail coloca em evidência é o conceito de identidade de gênero, que pode levar à conclusão de que talvez você não seja homossexual.

Segundo um conjunto de teorias explicitadas na obra do sexólogo Cláudio Picazio, a sexualidade humana teria quatro grandes pilares: gênero, identidade de gênero, papel de gênero e orientação sexual. Esses quatros pilares têm sido postos em questão por teóricos mais modernos, mas, para efeito de responder a sua dúvida, são suficientes.

A rigor, gênero é o sexo biológico: macho ou fêmea, embora, às vezes, surjam outras condições, como os hermafroditas e os intersexuais, por exemplo.

A identidade de gênero é a convicção íntima da pessoa sobre a que gênero ela pertence, nem sempre compatível com o sexo biológico.

Papel de gênero é o "sexo social". Toda sociedade institui comportamentos tidos como masculinos ou femininos. Seus comportamentos são seu papel - mas, é claro que, devido à dinâmica social, há muita variedade.

Já a orientação sexual é para qual gênero o desejo, tomado em sua acepção mais ampla (muitos incluem aqui a necessidade de inclinação afetiva), se dirige. A rigor, pode ser hétero, homo ou bissexual, embora alguns casos sejam bem difíceis de "classificar".

Sua carta o aproxima do que se conhece por transexualidade. É transexual quem tem um determinado gênero, mas uma identidade de gênero oposta. Trocando em miúdos, a pessoa que nasceu com o "sexo masculino", mas tem identidade feminina (transexual MTF, do inglês male to female); ou a pessoa que nasceu com o "sexo feminino", mas tem identidade masculina (transexual FTM, do inglês female to male). Normalmente, são pessoas que desejam realizar intervenções cirúrgicas para mudar completamente o corpo, notadamente a cirurgia de troca de sexo. Parece se aproximar do seu caso, não é?

Transexuais, a rigor, não são gays ou lésbicas per se  porque estes, geralmente, têm orientação sexual voltada para o mesmo sexo, mas mantêm identidade de gênero compatível com o sexo biológico. Assim, o transexual pode até ser gay, mas também pode ser hétero ou bissexual: a orientação sexual não anda de mãos dadas com a identidade de gênero.

"Nomear" a orientação sexual dos transexuais é, muitas vezes, complexo. Se olharmos só o sexo biológico, uma transexual MTF atraída por homens, por exemplo, seria homossexual, mas, se olharmos a identidade de gênero, ela seria heterossexual, pois ela não se vê e nem se sente como um outro homem. Existe uma tendência de priorizar a identidade de gênero nesse tocante.

Também é preciso ressaltar que os "pilares" da sexualidade interagem entre si, e, como explicitei, há muitas "categorias" intermediárias, algumas até sem classificação. Há, inclusive, a possibilidade de você não ser transexual, como à primeira vista parece ser o caso, mas travesti. A travesti não deseja trocar de sexo e nem se sente pertencente ao sexo oposto ao biológico: ela quer é acrescentar algo, o que faz com que muitos considerem que sua identidade de gênero é dupla, ou, ainda, intermediária.

Como você saberá qual o seu caso? Para começar, indo a um bom profissional psi, competente e de mente aberta. Identificar a transexualidade nem sempre é fácil. Não se ache um ET, porém, e esqueça essa história de "acabar com tudo". Isso é diversidade humana, e uma das maiores belezas de ser o que somos: o fato de seremos diferentes. Mesmo que, porventura, você enfrente dificuldades, saiba também que isso não afasta a possibilidade de ser feliz ou encontrar alguém com quem compartilhar sua vida. Corra atrás dos seus sonhos, busque o autoconhecimento e boa sorte!

Como tratar uma boneca: 10 dicas para T-Lovers iniciantes

Hoje em dia, muito se comenta sobre os T-Lovers, termo que designa os homens que gostam de travestis e transexuais.

LEIA MAIS

Dicas para sair em segurança e curtir com uma t-girl

Dicas importantes para sair em segurança com uma T-girl e curtir sem dor de cabeça

LEIA MAIS

Passivos com travestis: uma soma de prazer

Fabrício M., 22 anos, e Sergio L., 24 anos (nomes fictícios), têm duas coisas em comum: ambos são fascinados por travestis – e, quando transam com uma, gostam mesmo é de ser passivos.

LEIA MAIS

Operadas

No lugar do pênis, surge uma neovagina - e aí? O que muda nas vidas delas?

LEIA MAIS

Muito sexo alarga o ânus?

Três vezes por dia e muito tesão: transar demais causa problema "lá"?

LEIA MAIS

Copyright © 2013 - TranSites - Termos legais. É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da TranSites.