Warning: Declaration of ActiveRecord\DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL) should be compatible with DateTime::setTime($hour, $minute, $second = NULL, $microseconds = NULL) in /var/www/html/revista.transites.com.br/vendor/php-activerecord/php-activerecord/lib/DateTime.php on line 0
Sífilis

Sífilis

TIRA-TEIMA

Sífilis: o que é e como identificar

"Meu nome é S. e tenho curiosidade sobre a sífilis: em todo lugar que leio, sempre se diz que o primeiro sinal é uma ferida no pênis - mas e se, com travestis, eu for somente passivo? A ferida aparece no pênis assim mesmo?". (S.D., por e-mail)

por João Marinho

Olá, S., parabéns pela pergunta. Em tempos de combate ao HIV/Aids, as pessoas, muitas vezes, parecem “esquecer” que há outras DSTs que merecem nossa atenção.

A sífilis foi identificada na Europa do século 15 e podemos dizer que, até a disseminação da penicilina nos anos 40, já foi tão temida quanto a aids é hoje.

O agente causador é a bactéria Treponema pallidum, que, uma vez presente no organismo, fica incubada de uma semana a três meses, num período médio de 21 dias.

Depois disso, surge a lesão inicial da doença (sífilis primária). É o cancro duro, a tal ferida, que costuma ser profunda, de fundo macio, pouco dolorida e com as bordas endurecidas.

Aqui, respondemos à primeira parte da pergunta. Muitos textos sobre as DSTs são conservadores. Até parece que as pessoas só praticam o sexo vaginal e não existem outras formas de prazer sexual - mas a verdade é que o cancro costuma surgir na região que serviu de porta de entrada para o Treponema, o que pode incluir, por exemplo, a boca e... Sim, o ânus.

Em alguns casos, o cancro pode não estar presente, ser encontrado em regiões menos comuns, como os mamilos, ou ainda estar oculto. O aspecto também pode variar muito e até haver mais de um cancro, particularmente em pessoas com a imunidade comprometida. Daí, ser importante o acompanhamento médico e a realização de exames, especialmente para que tem vida sexual muito agitada e se expôs a contatos de risco.

O cancro duro costuma sarar sozinho depois de uns dias. No entanto, o Treponema continua agindo, e, cerca de quatro a oito semanas depois, a pessoa entra na fase secundária: sintomas genéricos, como febre, mal-estar e perda de peso, ínguas e lesões pequenas róseas ou violáceas na pele que se espalham por todo o corpo. Elas podem ser reincidentes por dois ou três anos, quando a pessoa pode entrar na sífilis latente, assintomática, mas ainda podendo transmitir.

Finalmente, a fase terciária se caracteriza por um comprometimento de órgãos vitais, como o sistema cardiovascular e o nervoso (neurossífilis), além de criar as chamadas gomas sifilíticas, lesões nodulares que se degeneram na pele, mucosas e/ou ossos. É destrutiva e leva à morte.

Normalmente, esses sintomas aparecem entre o terceiro e o quinto ano depois de adquirida a doença, mas podem se manifestar já no primeiro ano ou, ao contrário, levar décadas para constituírem esse quadro.

A sífilis pode ser evitada com o uso da camisinha (inclusive no oral), embora, em casos mais raros, possa ser transmitida mesmo com ela, mediante as ulcerações espalhadas na pele, quando ocorrem - mas o tratamento, se feito no início, é eficaz e geralmente com o mais antigo dos antibióticos: a penicilina. Tudo com supervisão médica, ok?


Na imagem acima: o Treponema pallidum.


Créditos de imagens: Reprodução/Divulgação.


Publicado em 22/03/2011.

Como tratar uma boneca: 10 dicas para T-Lovers iniciantes

Hoje em dia, muito se comenta sobre os T-Lovers, termo que designa os homens que gostam de travestis e transexuais.

LEIA MAIS

Dicas para sair em segurança e curtir com uma t-girl

Dicas importantes para sair em segurança com uma T-girl e curtir sem dor de cabeça

LEIA MAIS

Passivos com travestis: uma soma de prazer

Fabrício M., 22 anos, e Sergio L., 24 anos (nomes fictícios), têm duas coisas em comum: ambos são fascinados por travestis – e, quando transam com uma, gostam mesmo é de ser passivos.

LEIA MAIS

Operadas

No lugar do pênis, surge uma neovagina - e aí? O que muda nas vidas delas?

LEIA MAIS

Muito sexo alarga o ânus?

Três vezes por dia e muito tesão: transar demais causa problema "lá"?

LEIA MAIS

Copyright © 2013 - TranSites - Termos legais. É proibida a reprodução do conteúdo deste website em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da TranSites.